HISTÓRIA DA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE JARAGUÁ DO SUL
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma Organização da Sociedade Civil – OSC fundada em 1946.
Em Jaraguá do Sul a organização surgiu de uma semente lançada pelas domadoras do Lions Clube Centro, juntamente com outras senhoras de nossa sociedade e, teve como madrinha a Rede Feminina já normatizada no município vizinho de Joinville, que prestou assessoria visando a esclarecer procedimentos, arregimentação e busca de recursos necessários para operacionalização dos trabalhos.
A fundação do núcleo de Jaraguá do Sul aconteceu no dia 05 de maio de 1987, e a instalação oficial deu-se no dia 30 de junho do mesmo ano, em assembleia que criou a base do empreendimento. Sua primeira presidente foi a Sra. Rosane Vailatti.
As atividades tiveram início em espaço físico cedido pelo poder público junto ao Posto de Saúde da Rua Reinoldo Rau. Em 29 de setembro de 1988, a Câmara Municipal aprovou a doação de um terreno, situado na Rua Procópio Gomes de Oliveira nº 801, para edificação das instalações próprias. Em 30 de abril de 1991 foi inaugurada a sede onde são realizados exames preventivos de colo uterino e de toque de mama e atendimentos aos pacientes oncológicos.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é instituição dirigida por uma diretoria formada por membros eleitos e empossados em assembleia, por um mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reeleitos por mais um biênio consecutivo.
A instituição é mantida por contribuições significativas da iniciativa privada, sociedade civil e parceria com o poder público. Os eventos e promoções como a Tarde Cor-de-rosa, brechó, Outubro Rosa, rifas, feijoada, Noite Glamourosa etc., também resultam em receita para suprir as demandas atendidas e a manutenção.
A Rede Feminina atua na área da saúde ofertando ao público que reside em Jaraguá do Sul os seguintes atendimentos e profissionais:
Serviço Ambulatorial Preventivo Oncológico - SAPO
Médico e de enfermagem com exames preventivos de colo de útero e exame clínico de mamas;
Encaminhamento para as especialidades de oncologista ou mastologista;
Encaminhamento quando necessário, para realização de exames de mamografia e/ou ecografia;
Orientações e procedimentos médicos para o tratamento ambulatorial;
Serviço de Apoio e Atenção ao Paciente Oncológico – SAAPO
A Rede Feminina atua no tratamento oncológico de pacientes diagnosticados com câncer com os seguintes atendimentos e profissionais:
Serviço Social
Advogado (orientação jurídica)
Psicológico (Psicoterapia individual e grupo)
Acupuntura
Fisioterapia
Yoga
Reiki
Pilates
Atividade física
E ainda....
Trabalhos de grupo que promovem vivência coletiva e cultural, lazer e integração, ações socioeducativas, autonomia, ajuda mútua e outros.
Doação de sutiã para adaptação de prótese
Empréstimo de perucas para pessoas que residem em Jaraguá do Sul e Corupá.
No trabalho de prevenção e combate ao câncer, somando esforços para humanizar os procedimentos ofertados ao paciente oncológico, a Rede Feminina conta com a colaboração de aproximadamente 80 voluntárias. Esse trabalho comprometido gerou credibilidade junto à sociedade pelos relevantes serviços prestados.
